O Futuro do Trabalho com a InteligĂȘncia Artificial e AnĂĄlise de Dados
- CĂĄssio Ramos
- 23 de jul. de 2021
- 3 min de leitura
Uma pergunta recorrente em apresentaçÔes que realizamos sobre anålise de dados ligada aos negócios é:

A resposta nĂŁo Ă© fĂĄcil, mas o que a gente sabe Ă© que a evolução da I.A. e sua aplicabilidade no dia a dia das pessoas e das empresas anda a passos largos, o que no passado demorava dĂ©cadas para acontecer, hoje pode acontecer em anos ou meses atĂ©. A velocidade da mudança estĂĄ relacionada a evolução da tecnologia e a ampliação da sua aplicabilidade e uso pelas pessoas. As questĂ”es de desenvolvimento de sistemas tambĂ©m sĂŁo muito importantes, pois atualmente, ficou muito fĂĄcil desenvolver um novo sistema ou um aplicativo que pode impactar em seu emprego ou na forma como vocĂȘ trabalha.
Voltando para a pergunta base, tem um diagrama desenvolvido pelo pessoal da Aerolito que pode ajudar de forma definitiva essa anĂĄlise, e ele Ă© dividido em dois pontos:

Quando a gente pensa em atividades que a gente desempenha em nosso trabalho, podemos entĂŁo dividir elas nesses dois tĂłpicos e entender melhor o que tem mais chance de ser automatizado. Ou vocĂȘ gosta de tudo o que precisa executar no seu dia-a-dia? đ
Para identificar o que Ă© passĂvel de automação, ou ainda de ser executando total ou parcialmente por robĂŽs ou pela I.A. vocĂȘ deve fazer sempre duas perguntas para cada tĂłpico:
Interesse:
Que atividades eu quero fazer?
Que atividades eu nĂŁo quero fazer?
Capacidade:
Que atividades eu consigo fazer?
Que atividades eu nĂŁo consigo fazer?
AĂ a anĂĄlise ficaria assim:

Essa anĂĄlise mostra que o foco agora sĂŁo atividades que ou nĂŁo queremos fazer ou nĂŁo conseguimos fazer, entĂŁo, se o seu trabalho se encaixa em algum desses pontos, aĂ sim pode ser automatizado por robĂŽs.
Ă importante lembrar que o foco da evolução de I.A, diferentemente do que algumas pessoas acham, nĂŁo Ă© extinguir empregos pura e simplesmente, mas sim eliminar atividades que geram riscos, repetitivas que nĂŁo agregam valor as pessoas, ou ainda, onde nossa eficiĂȘncia Ă© muito baixa.
Um exemplo claro é o estudo de anålise de imagens para diagnosticar cùncer. Foram escolhidos 15 médicos especialistas para analisar 225 casos de tumores cerebrais contra uma måquina com I.A., e o resultado foi o seguinte:

15 médicos, 66% assertividade em 30 minutos para analisar;
01 Biomind, 87% assertividade em 15 min de anĂĄlise.
Este Ă© um caso clĂĄssico onde nĂłs humanos conseguimos, mas nĂŁo queremos e a mĂĄquina Ă© muito mais eficiente e mais rĂĄpida. Mas, porque nĂŁo queremos?
PorquĂȘ podemos ser muito melhores estudando as formas de tratamento para cada paciente, acompanhĂĄ-los do que ficar simplesmente identificando a doença em radiografias. Assim, o foco fica em atividades que exigem anĂĄlise de decisĂŁo e nĂŁo em atividades mecĂąnicas, repetitivas e que agregam pouco.
NĂłs aqui da Lemon go, costumamos ver isso em nossos clientes. Alguns estĂŁo tĂŁo acostumados a passar dias preenchendo e organizando planilhas, que esquecem do que Ă© mais importante: Fazer anĂĄlises e tomar decisĂ”es. Ă muito normal isso, pois, em um passado recente o trabalho estava 100% ligado a atividades manuais, executar coisas e nĂŁo em pensar e analisar. Uma cultura muito ligada as indĂșstrias dos anos 60, 70 e 80 e que hoje em poucos anos mudou completamente pela automação das atividades e pelos volumes de dados disponĂveis.
Se a gente parar para analisar, muitas pessoas jĂĄ estĂŁo automatizadas e nĂŁo perceberam isso ainda.
Atividades repetitivas;
Que agregam muito pouco ao processo como um todo;
O foco sĂŁo horas trabalhadas e nĂŁo produtividade.
A evolução tecnolĂłgica ao longo do tempo, e principalmente agora, utilizando robĂŽs e I.A. tem sim melhorado significativamente a vida das pessoas, reduzido a pobreza, melhorado a educação e mais centenas de aspectos da vida das pessoas. Embora em nossa primeira avaliação a impressĂŁo seja sempre de redução dos empregos causadas pela I.A. e inteligĂȘncia de dados, quando olhamos mais a fundo percebemos que a melhora dos empregos Ă© o que realmente estĂĄ ocorrendo, eliminando atividades repetitivas, chatas e perigosas, e deixando atividades que usem de verdade nosso intelecto e potencial criativo.
Quer saber mais de como a AnĂĄlise de Dados e a I.A. podem ajudar seu negĂłcio a sair na frente? Fale com a Lemon go!